Como O Uso De Dispositivos Pode Impactar A Velocidade De Conexão?

Aparelhos Inadequados:

Ter aparelhos inadequados para o seu tipo de conexão é uma das causas mais comuns de uma baixa velocidade de conexão. Se o usuário tem uma internet de fibra óptica, por exemplo, mas sua rede é gerenciada por um roteador antigo, não será possível acessar toda a velocidade de banda contratada. Afinal de contas, esse aparelho não tem as funcionalidades necessárias para direcionar velocidade a um grande número de usuários simultâneos.

Grande Número de Dispositivos Conectados na mesma Rede:

A sobrecarga de aparelhos em um único roteador também reduz a velocidade da conexão. Quando o dispositivo responsável por distribuir a conexão de internet tem muitos aparelhos a ele conectado, o seu processamento fica sobrecarregado. Assim, ainda que exista banda disponível, o acesso ficará mais lento e com um número maior de erros.

Localização dos Dispositivos:

As conexões de rede sem fio são muito utilizadas por aparelhos como smartphones, tablets e notebooks. Mas elas ainda não são capazes de burlar problemas físicos, como é o caso das conexões a fibra óptica. Um aparelho de rede mal localizado pode ter problemas para entregar um sinal robusto ao usuário, gerando quedas intermitentes na qualidade e na velocidade da conexão.

Presença de Malwares no Aparelho do Usuário e nos Dispositivos de Rede:

Vírus também podem impactar na velocidade da sua internet. Um malware consegue diminuir, por exemplo, a capacidade de aparelhos de rede lidarem com solicitações legítimas. Assim, o usuário é prejudicado e não consegue utilizar a rede.

Esse é o caso, por exemplo, dos malwares voltados para ataques DDoS. Eles ocupam toda a banda disponível para o roteador para enviar requisições para a vítima do ataque. Assim, há uma sobrecarga na rede do dono do aparelho e a inviabilização do acesso.

O mesmo vale para malwares que afetam o aparelho do usuário. Neste caso, eles podem utilizar a conexão para fins como a transferência de informações roubadas ou mesmo ataques DDoS. Assim, o usuário perde a habilidade de utilizar a internet para as suas demandas e o seu aparelho se torna uma fonte de ataques direcionados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir