A latência de rede é algo que simplesmente passa despercebido para muitas pessoas. Assistir Netflix, navegar a web, usar redes sociais e etc, pouco a latência interfere. Porém, para quem joga GAMES ONLINE, é algo crucial que a taxa de resposta de suas ações seja o mais próximo possível de imediata. É isso que é a latência de rede (ping), é o quão rápido sua ação é processada e chega ao seu destino, que no caso de games online, é o servidor do jogo em si.

LATÊNCIA

Então, é extremamente frustrante perder um game ou morrer porque simplesmente sua internet não acompanha sua gameplay. Por isso, fazemos aqui um compilado de algumas possíveis ações, simples ou não, que podem ajudar você a conseguir melhores resultados com sua rede.

Antes de mais nada, a velocidade da sua internet é um ponto muito básico. Então não se pode esperar uma baixíssima latência quando sua internet possui a velocidade de apenas 2MB. Porém, mesmo com um plano de 100MB de velocidade, a taxa de resposta ainda pode ser desastrosa.

Há alguns fatores relacionados a isso, primeiramente, todo pacote de rede possui um percentual de perda ao decorrer do trajeto de dados. Seu pacote de 50MB nunca vai chegar efetivamente a 50MB por segundo, geralmente aqui no Brasil em regiões urbanas (que tendem a ter melhor desempenho) a taxa de perda é de cerca de 60% para mais. Então, se nesse pacote de 50MB você conseguir uma velocidade de 20MB por segundo, ainda está tudo certo.

Por processos judiciais anteriores, todo provedor de internet precisa fornecer pelo menos 40% da capacidade do pacote contratado e não exatos 100% da banda contratada!

Porém, independente da velocidade que possua, a estabilidade da rede é outra história. Há fatores externos, internos e individuais de cada dispositivo que contribuem para bem ou para o mal nesse quesito.

AQUI LISTAMOS ALGUMAS COISAS QUE INTERFEREM NA SUA ESTABILIDADE DE REDE E LATÊNCIA, CONFIRA ENTÃO O QUE VOCÊ QUE É GAAMER PODE FAZER:

Antes de jogar, lembre-se que sua internet nunca é dedicada exclusivamente para seus games, outras pessoas usando a rede, downloads sendo feitos e programas abertos no seu próprio computador interferem diretamente no seu ping. Então, pelo menos no seu PC, você deve fechar todo e qualquer programa que consome rede, como Utorrent, Skype e até mesmo navegadores. Claro que se sua latência já está boa, escutar uma música no Spotify ou Youtube não é proibido né?

O Wi-Fi é outro fator, a internet que chega ao seu roteador não é a mesma transmitida para seu PC. Todo trajeto possui perda, então quanto mais próximo do roteador, melhor a rede. Mas a conexão cabeada ganha sempre, a transmissão por fio direto do seu modem é o ideal. Como nem sempre é possível, opte por uma rede Wi-Fi 5GHz, que possui melhor velocidade e estabilidade que redes 2.4GHz.

LATÊNCIA

Alguns processos do Windows não são necessários para quem joga. Dessa forma, utilize programas que otimize processos. Tem varia versões desses programas, inclusive gratuitas.

Algo que pode prejudicar muito o ping dos jogos online é algum tipo de vírus no seu computador. Dessa forma, não esqueça de rodar um escaneamento profundo da sua máquina. Esse processo vai te ajudar em vários aspectos!

Além disso, vale ainda ressaltar que existem alguns programas que podem ajudar na melhora do ping. Você pode baixa-los em seu computador, mas lembre-se também, que serviços como VPN, muito provavelmente vão afetar seu ping para mal, enquanto estiverem ativos.

 

É melhor desativar o Firewall do Windows ou o antivírus enquanto joga.

Por fim, não se esqueça que nem sempre o seu computador é o problema, servidores dos games afetam e muito o ping, quanto mais distante no mundo, maior a latência. Ou seja, opte sempre por jogar em servidores nacionais, caso contrário nunca poderá ter um ping baixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu