O constante crescimento na demanda da banda larga, se viu necessário a aplicação de dois cenários na rede sem fio. Onde o roteador, emite duas ondas em diferentes frequências, sendo essas a 2.4Ghz ou 5.8Ghz.


A rede 2.4Ghz é a frequência com uma onda de maior amplitude e pouca largura sendo assim ela atinge uma distância maior, porém trafega com uma banda de no máximo 76Mbps de MODULAÇÃO.

A modulação não define tráfego, ela representa a unidade em que o dispositivo está se comunicando com o roteador que está emitindo o sinal. Isso pode diminuir conforme distância e obstáculos ( a modulação máxima de uma rede 2.4Ghz é de 76Mbps e a mínima é de 1Mbps), ela trabalha no sistema de prioridades, ou seja, para não deixar de atender um cliente conectado com uma modulação menor, ela diminui a modulação do restante para igualar o tráfego e não deixar de entregar banda a esse usuário, sendo assim, se houver um cliente com uma modulação máxima de 76Mbps e um cliente com a modulação mínima de 1Mbps, esse usuario com a modulação máxima não irá conseguir navegar a mais do que 1Mbps, o mesmo vale para a frequência de 5.8Ghz.

Sendo a diferença da frequência 5.8Ghz a sua amplitude é menor que a do 2.4Ghz, ou seja, não trafega em longas distâncias, porém a sua largura é maior chegando a uma modulação máxima entre roteador e dispositivo de 450Mbps.

Um cliente conectado a uma rede 5.8Ghz modulando a 450Mbps e que possui um link superior a 100Mbps conseguirá aproveitar ao máximo sua conexão. Desde que, não haja um outro dispositivo, quebrando essa modulação para menos da metade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu